sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Novo sistema de segurança analisa velocidade de digitação

A cada centenas de caracteres, ele colhe os dados e os analisa com o perfil do usuário da máquina. Caso haja diferenças, ele bloqueia a sessão.

Hackers podem crackear ou roubar a sua senha, mas eles podem digitar da mesma maneira que você?
A operadora japonesa NTT Communications desenvolveu um sistema de segurança para computadores que analisa a maneira de digitar dos usuários, com o intuito de detectar se a pessoa no teclado é ou não um impostor.
O sistema, chamado Key Touch Pass, registra, por exemplo, a velocidade no qual os dados são digitados, o período de tempo no qual ele, geralmente, mantém pressionada cada tecla e os erros que tradicionalmente são cometidos.
A cada centenas de caracteres, ele colhe os dados e os analisa com o perfil do usuário da máquina. Caso diferenças sejam identificadas, o programa encerra a sessão e não permite que a pessoa continue logada. 
A NTT Communications prevê também que o programa poderá ser útil não apenas para questões de segurança e para isso já realiza testes com instituições de ensino à distância, já que ele pode ser um método para analisar a honestidade dos usuários, especialmente em testes e provas online.
A empresa também pretende investir na utilização da ferramenta em procedimentos bancários via Web. 
Durante uma demonstração do sistema, que funciona em japonês e inglês, ele foi capaz de detectar um impostor, após a digitação de apenas algumas linhas de texto.
É importante lembrar que a velocidade e o estilo de digitação de um usuário mudam naturalmente, dependendo de sua condição física. Assim, é necessário que o sistema também entenda essas variações. Por exemplo, um usuário no início do dia pode digitar de modo mais rápido do que no final do dia, devido ao cansaço.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante