segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tera 100: o primeiro supercomputador da Europa a superar a barreira dos Petaflops

O Tera 100 superou oficialmente a barreira dos Petaflops ao registrar um desempenho de 1.05 milhão de bilhões de operações por segundo (1.05 Petaflops) no teste de avaliação de desempenho LINPACK, com um pico de desempenho de 1.25 Petaflops. Esse desempenho significa que ele posiciona-se como o supercomputador mais poderoso da Europa, e deve posicionar-se como um dos melhores do mundo na lista dos TOP 500 a ser publicada em meados de novembro de 2010. Seu índice de eficiência de 83.7%, o maior entre todos os supercomputadores da sua categoria, e seu desempenho demonstram claramente a qualidade do trabalho de design realizado pelas equipes da Bull e da CEA-DAM (Diretoria de Aplicações Militares da Agência Francesa de Energia Atômica).

Resultado de uma estreita parceria entre a Bull e a CEA-DAM, o Tera 100 é usado em suporte ao programa de Simulação da Diretoria de Aplicações Militares (DAM), com o objetivo de garantir a confiabilidade de armas de dissuasão nuclear.

“Essa avaliação de desempenho mais recente do Tera 100 reafirma a posição da Bull como a líder européia em tecnologias de simulação em computadores,” comentou Philippe Miltin, vice-presidente da Divisão de Produtos e Sistemas da Bull. “O Tera 100 destaca o know-how da Bull no design, integração e implementação de supercomputadores para produção e baseia-se em tecnologias de código aberto e em processadores padrão Intel® Xeon®. E usar essas mesmas tecnologias abertas, de alto desempenho e competitivas permite à Bull atender até mesmo aos requisitos mais exigentes da indústria e das atividades de pesquisa, por exemplo, nas áreas de saúde, desenvolvimento sustentável e segurança interna.”

O Tera 100 é um cluster de 4.370 servidores da série Bullx S, equipados com 17.480 processadores Intel® Xeon® 7500. Sua memória central inclui mais de 140.000 módulos, entregando uma capacidade total de 300 TB. Ele possui cerca de 20 petabytes (PB) de capacidade de disco, acessíveis a uma velocidade recorde mundial de 500 GB/seg.

Fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante