Crackers da gangue Russian Business Network são suspeitos de roubar milhões de dólares do banco usando um software para invasões chamado Black Energy.
Autoridades norte-americanas estão investigando o roubo de milhares de dólares do banco Citibank realizado por crackers com a ajuda de um software de origem russa, informa uma notícia do jornal The Wall Street Journal nesta terça-feira (22/12).
A falha de segurança, que envolveu o maior banco dos Estados Unidos, foi detectada em meados deste ano. A manobra foi rastreada e levou a endereços IP (Internet Protocol) usados por uma quadrilha de cibercriminosos conhecida como Russian Business Network, informou o jornal citando fontes anônimas do governo norte-americano.
A Russian Business Network é um grupo ligado a ataques com o uso de softwares maliciosos, além de invasões de sistemas, pornografia infantil e spam. O caso está sob a responsabilidade do Bureau Federal de Investigações (FBI).
A reportagem não esclarece, entretanto, de quais contas do Citibank o dinheiro foi roubado ou se a soma foi recuperada, mas afirma que houve ajuda de um programa chamado Black Energy, desenvolvido por um cracker russo. A ferramenta pode ser usada para comandar uma botnet, ou rede de computadores ('bots') infectados por malwares e controlados remotamente para promover ataques a sistemas.
Este ano, uma versão modificada do Black Energy surgiu na web com a função de roubar informações bancárias. De acordo com as fontes do jornal, o ataque ao Citibank foi promovido com uma versão personalizada do software.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante