Segundo a consultoria ABI Research, ano que vem operadoras existentes no mundo todo lançaram os serviços de telefonia celular 4G. Existe a perspectiva que cerca de 34 milhões de pessoas, usem as redes 4G a partir de 2010.
As redes da 4ª Geração, as 4G, começaram a ser instaladas em março desse ano nos países da Europa. A rede 4G oferece velocidades incríveis que começam em 20Mbps, podendo chegar a 100Mbps. Para se ter uma idéia a rede atual 3G dificilmente ultrapassa 7Mbps. A nova tecnologia promete transformar os Smartphone em verdadeiros terminais de acesso web.
“Com o 4G o usuário terá acesso a uma variedade de aplicações e com uma enorme qualidade, podendo enviar e receber dados com mais rapidez. Isso sendo talvez o grande diferencial da 4G”, explica o country manager da Qualcomm, Paulo Breviglieri.
No Brasil um empecilho já foi encontrado e que terá que ser resolvido quando as redes 4G começarem a aparecer por aqui, que é quanto à freqüência que os sinais 4G utilizam. Na maioria dos países a freqüência utilizada é de 2,5 GHz, mas no Brasil essa freqüência já é empregada em outros serviços de comunicação.
De acordo com especialistas, as operadoras terão que adequar à nova tecnologia e isso sem sombra de dúvida necessitará de investimentos, inclusive em faixas de freqüências, para poder oferecer esse tipo de rede. Já pelo lado do usuário, terá uma nova geração de aparelhos, que serão os aparelhos 4G, que permitirá acessar a novos serviços ou até mesmo os mesmos, mas com o grande diferencial, a qualidade que estará bem melhor.
Outra tecnologia que oferece comunicação de dados móvel em alta velocidade é o Wimax. E já que as duas prometem coisas quase idênticas, como a Wimax se distinguiria da 4G? Acredita-se que as duas tecnologias andaram juntas, sendo complementar, cada uma oferecendo um tipo de serviço. Disponibilizando assim para os usuários alternativas para conexão de dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante