quinta-feira, 22 de outubro de 2009

FBI desmancha maior esquema de phishing já descoberto


Após dois anos de investigação, dezenas de pessoas serão presas nos EUA e Egito
Por Nátaly Dauer
O FBI anunciou nesta quarta-feira, em Los Angeles, o fim do maior esquema de phishing da história do país, que envolvia roubo de dados bancários. Laura Eimiller, sua porta-voz, disse que os agentes estão efetuando prisões no Sul da Califórnia, Nevada, Carolina do Norte e no exterior, sendo este o crime virtual com maior número de réus já visto. Segundo ela, cem prisões serão feitas, 53 de note-americanos e 47 de egípcios, principalmente na área de Los Angeles.
A operação, intitulada Phish Phry, começou no início de 2007, após denúncias feitas pelos bancos prejudicados. Os criminosos invadiam e fraudavam computadores para obter informações pessoais que lhes permitiram tirar aproximadamente um milhão e meio de dólares de contas de dois dos maiores bancos dos EUA , o Bank of América e o Wells Fargo, prejudicando milhares de clientes.
Os californianos Kenneth Joseph Lucas, Nichole Michelle Merzi, e Jonathan Preston Clark foram indicados pelo FBI como os líderes da quadrilha. O blog Between The Lines da ZDNet explica que os três estariam diretamente ligados ao recrutamento daqueles que conseguiriam as contas de banco.
Nesta mesma semana foi descoberto o roubo e divulgação de mais de 30 mil senhas de e-mails do Gmail, Hotmail, Yahoo! E AOL , crime que está associado à prática de phishing. A notícia pode ser lida no site da Geek pelo atalho tinyurl.com/y8fuobn .
O diretor do FBI , Robert Mueller, disse que, recentemente, também esteve a poucos cliques de cair em um caso clássico do crime, após receber um e-mail que parecia ser de seu banco. Mueller afirma que nunca mais acessará o banco via online, conta o site Slashdot .
Nos crimes de phishing, as pessoas são enganadas ao receberem e-mails aparentemente legitimos mas que levam a sites fraudulentos, onde acabam inserindo suas informações pessoais, como senhas e números bancários.
Fonte: Geek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante