quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ubuntu Phone OS Pode Estar Mais Perto Do Que Pensávamos


Não é de hoje que sabemos que a Canonical tem planos para trazer o Ubuntu para smartphones etablets. Após o recente anúncio do Ubuntu for Android e a reação positiva dos usuários quanto ao mesmo, muitos acharam que os objetivos da empresa no mundo mobile tinham acabado por ali. Se enganaram, claro.
Um recente post na lista de vagas disponíveis na Canonical mostra que a empresa está a procura de um funcionário para trabalhar com o Ubuntu Phone OS, mais precisamente, um Business Development Manager.

Quem costuma comentar aqui no blog já deve ter recebido algum comentário meu em relação ao Unity e os planos da empresa para o mesmo. O objetivo da Canonical com o Unity é bastante claro, sendo que a interface é otimizada para esse tipo de aparelhos. Já falei e vou repetir várias vezes que o foco da empresa com o Unity, além de criar uma identidade visual diferente da que tantas outras distribuições Linux nos trazem, é trazer uma interface que fique bem em qualquer tipo de aparelho.
Os primeiros passos foram dados nos desktops e com a Ubuntu TV, era questão de tempo até a mesma dar sinais sobre o Ubuntu Phone e Ubuntu Tablet. Claro que tudo não passa de especulação, mas é algo que parece tão óbvio que se não for verdade, será uma tremenda brincadeira de mal gosto da empresa.
Quanto teremos o Ubuntu Phone em mãos? Difícil saber, mas chuto que não o veremos antes de 2014, talvez final de 2013. Espero estar errado e ser surpreendido pela empresa logo. Mas uma coisa é certa: a batalha no mundo mobile vai ser difícil e a empresa do Tio Mark vai ter que investir muito para conseguir se sair bem.
A Microsoft entrou com todo seu poder e uma grandiosa parceria com a Nokia, e mesmo assim está amargando a lanterninha na batalha dos mobiles. E isso que, particularmente, achei o Windows Phone “Mango” um sistema operacional móvel muito bom, assim como a mídia especializada.

Resta saber qual a estratégia que a Canonical vai adotar para bater de frente com Google, Apple e Microsoft e torcer para que, mesmo que não seja um sucesso, a empresa consiga nos entregar um sistema operacional com a qualidade Ubuntu que conhecemos e merecemos (:
Qual a sua opinião leitor? Se arrisca a prever a data de lançamento da versão mobile do Ubuntu? Vai comprar ou prefere ficar com seu Android ou iOS? Deixe seu comentário abaixo, enquanto isso já vou guardando dinheiro (:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante