Um hacker chamado Kirllos é acusado de ser o responsável pelo roubo de um número sem precedentes de contas de usuários do Facebook.
Os investigadores do grupo iDefense, da empresa VeriSign, descobriram, recentemente, que o hacker vendia nomes de usuário e senhas da rede social em um fórum hacker ilegal. Mas o que realmente chamou a atenção, foi o volume de dados que o criminoso tinha para a venda: 1,5 milhão de contas.
A VeriSogn ainda não sabe se as contas vendidas no fórum são legítimas. O Facebook não comentou a situação. Segundo comunicado, se os dados são reais Kirillos tem as informações da conta de cerca de um em cada 300 usuários da rede social. O preço das vendas no mercado hacker varia de US$ 25 a US$ 45 por cada mil contas, dependendo do número de contatos de cada usuário.
De acordo com o diretor de inteligência cibernética da VerigSign, Rick Howard, até o momento o criminoso parece ter vendido aproximadamente 700 mil contas. "Hackers têm vendido as credenciais de redes sociais há algum tempo. Temos visto um comércio ativo de nomes e senhas para VKontakte da Rússia, por exemplo. Mas agora a tendência é ir atrás de metas globais, tais como Facebook", alerta Howard.
O Facebook tem mais de 400 milhões de usuários no mundo. No caso de golpe, os criminosos enviam mensagens de uma conta comprometida, dizendo a amigos que o proprietário está preso em um país estrangeiro e precisa de dinheiro para voltar para casa, conforme explica a empresa de segurança virtual.
Informações: IPNews
Fonte: Terra Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante