sábado, 7 de novembro de 2009

Microsoft aproxima Windows 7 e Azure da comunidade open source

A Microsoft prepara-se para lançar várias iniciativas open source que têm por objectivo potenciar a interoperabilidade entre as tecnologias da gigante do software, como o Windows 7, o Windows Azure e o Silverlight, e as tecnologias de código aberto, como a plataforma de ferramentas Eclipse e o Java.

Embora a companhia tenha muitas vezes sido apontada como o oposto comercial ao movimento open source, as suas últimas iniciativas junto da comunidade mostram a vontade da Microsoft de ajudar os adeptos do código aberto a construírem produtos baseados na sua própria tecnologia. A Microsoft está a trabalhar em parceria com a Tasktop Technologies e com a Soyatec no desenvolvimento dos projectos e tecnologias a serem agora divulgados.
"Isto faz parte dos nossos esforços contínuos no sentido de tornar os nossos produtos mais abertos", referiu Vijay Rajagopalan, arquitecto principal da equipa de interoperabilidade estratégica da Microsoft.

Em parceria com o fabricante das soluções Eclipse, a Tasktop, a Microsoft pretende melhorar a experiência dos programadores de Eclipse na recém lançada plataforma Windows 7.

As duas companhias irão desenvolver actualizações ao Eclipse IDE para incorporar funcionalidades do Windows 7 e Windows Server 2008 R2. A intenção, de acordo com a Microsoft, é assegurar que a "melhorada" produtividade e experiência de utilização do Windows 7 esteja disponível aos programadores que usam o Eclipse IDE e também às aplicações desktop criadas sobre a plataforma Eclipse.


Os programadores poderão, assim, aceder a funcionalidades do Windows 7, como sejam as Jump Lists da barra de tarefas agora redesenhada do novo sistema operativo. As Jump Lists permitem o acesso a funções específicas do Eclipse e, além disso, o projecto ampliará o Eclipse Standard Widget Toolkit para que integre funcionalidades do Windows 7, como as barras de progresso e integração de pesquisas widget. As actualizações irão também modernizar o aspecto das ferramentas Eclipse para que combinem com a interface do Windows 7.


"Ao trabalharmos em parceria com a Tasktop, temos a missão de melhorar a experiência do programador com o Windows 7", sublinhou Rajagopalan. No âmbito da parceria, a Tasktop irá contribuir com melhoramentos ao Eclipse que serão disponibilizados ao abrigo da Eclipse Public License no primeiro trimestre de 2010. O lançamento generalizado deverá ser feito aquando da apresentação da tecnologia Eclipse Helios, marcada para Junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante