domingo, 25 de outubro de 2009

Tecnologia verde ajuda a natureza e atrai consumidores


Aliar tecnologia aliada à preservação do meio ambiente. Esta é a nova missão de empresas do setor e de consumidores, que começam a procurar produtos ecologicamente corretos a fim de contribuir com a natureza. Para isso, muitas formas de diminuir os efeitos que causam a escassez de energias e desmatamento começam a entrar na casa da população e nas lojas. Desde simples atitudes como tirar os aparelhos da tomada, apagar a luz durante o dia, até a compra de um celular que utiliza a luz solar para ser carregado.

De acordo com o diretor de marketing corporativo da Samsung, Carlos Werner, a adesão das pessoas aos produtos com tecnologias verdes tem crescido no Brasil. “À medida que as pessoas se informam sobre esse tipo de tecnologia, o interesse também aumenta.”, afirmou.

Porém, para a consultora de sustentabilidade Ana Paula Inkis, este cenário é diferente. "As pessoas têm interesse, mas não há infraestrutura para que chegue fácil a elas no Brasil", disse. "É preciso investimento em informação para que as pessoas comecem a mudar nas próprias casas", completou.

Gadgets Verdes

Pendrives, celulares, televisores, computadores e até carros. Os produtos verdes invadiram todo o mercado tecnológico com novidades que variam da redução do gasto de energia elétrica até artigos feitos de materiais recicláveis.

Os televisores são ferramentas aliadas da nova tecnologia. Segundo Werner, os gastos com energia elétrica podem ser bem menores. “As TVs LED gastam muito menos, cerca de 50%”, comentou o diretor. A Luxia LED TV UN40B7000 é um dos produtos tidos como ecologicamente amigáveis da marca. Ela gasta apenas 101 W, bem abaixo dos 200 W gastos pelos televisores comuns.

Mesmo assim, as novas tecnologias que proporcionam novidades que ajudam a natureza ainda são um pouco caras. Os televisores LED, por exemplo, possuem preços que chegam a aproximadamente R$ 6 mil reais. Contudo, o diretor de marketing da Samsung discorda. "A diferença de preço não é mais tão grande. Com o aumento da escala, houve redução nos custos", explicou.

Já para Ana Paula Inkis, alguns produtos são vendidos como verdes, mas na realidade não são. "Muitos trazem metais pesados em sua composição e mostram apenas outros atrativos, que simplesmente aparentam ser ecologicamente corretos", afirmou. Ainda segundo a especialista, o que falta é informação ao consumidor para que ele tenha boas escolhas e maior fiscalização dentro de fábricas.

Automóveis

Os carros mudaram não só a rotina das cidades, mas também contribuíram para o aumento da poluição com a emissão de gases tóxicos. Contudo, as tecnologias a favor da natureza chegaram também aos veículos automotores, como os carros híbridos, que possuem dois motores. Um deles é convencional, abastecido com gasolina. Já o outro é elétrico, alimentado por baterias. O motor à combustão só é acionado quando o carro precisa fazer mais esforço ou quando descarregadas as baterias.

Já os carros elétricos são movidos a baterias, que podem ser carregadas em qualquer rede elétrica convencional. A vantagem deste tipo de automóvel é que em nenhum momento é emitido gás carbônico.

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