Segundo a consultoria ABI Research, ano que vem operadoras existentes no mundo todo lançaram os serviços de telefonia celular 4G. Existe a perspectiva que cerca de 34 milhões de pessoas, usem as redes 4G a partir de 2010.
As redes da 4ª Geração, as 4G, começaram a ser instaladas em março desse ano nos países da Europa. A rede 4G oferece velocidades incríveis que começam em 20Mbps, podendo chegar a 100Mbps. Para se ter uma idéia a rede atual 3G dificilmente ultrapassa 7Mbps. A nova tecnologia promete transformar os Smartphone em verdadeiros terminais de acesso web.
“Com o 4G o usuário terá acesso a uma variedade de aplicações e com uma enorme qualidade, podendo enviar e receber dados com mais rapidez. Isso sendo talvez o grande diferencial da 4G”, explica o country manager da Qualcomm, Paulo Breviglieri.
No Brasil um empecilho já foi encontrado e que terá que ser resolvido quando as redes 4G começarem a aparecer por aqui, que é quanto à freqüência que os sinais 4G utilizam. Na maioria dos países a freqüência utilizada é de 2,5 GHz, mas no Brasil essa freqüência já é empregada em outros serviços de comunicação.

Outra tecnologia que oferece comunicação de dados móvel em alta velocidade é o Wimax. E já que as duas prometem coisas quase idênticas, como a Wimax se distinguiria da 4G? Acredita-se que as duas tecnologias andaram juntas, sendo complementar, cada uma oferecendo um tipo de serviço. Disponibilizando assim para os usuários alternativas para conexão de dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante